Empresa brasileira busca iniciar entregas comerciais com uso de drones em 2022

04/01/2022
A entrega de produtos com uso de drones já é uma realidade no Brasil. A empresa brasileira Speedbird Aero obteve autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), em agosto de 2020, para a operação experimental do serviço de entregas em parceria com o iFood. Desde então, com a aprovação de solicitações de voo pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), da Força Aérea Brasileira, a companhia já testou a tecnologia em 8 Estados e se prepara em 2022 para a operação comercial efetiva.

A Speedbird Aero foi fundada em 2015 e utiliza tecnologia nacional tanto na produção das aeronaves não tripuladas quanto nos softwares utilizados para a navegação. A princípio, as entregas ainda não chegam até a porta da casa dos clientes. Os drones usam uma rota pré-determinada, partindo e chagando em locais chamados de droneportos. A operação experimental já foi feita em Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), João Pessoa (PB); Aracaju (SE); Rio de Janeiro (RJ), Campinas (SP) e São Paulo (SP).

A empresa utiliza 2 tipos de drones, projetados para entregas de 3 km a 10 km para cargas que variam entre 2 kg e 8 kg, além de uma terceira aeronave, que pode transportar pacotes de 5 kg por até 100 km de distância. Segundo Manoel Coelho, chefe-executivo e cofundador da empresa, os drones representam mais uma opção logística que complementam os modais de transporte existentes. Outra vantagem da entrega por drone é a não emissão de carbono.

“A ideia é a gente ir adicionando a operação com drones onde ela puder ser implementada, o que pode tanto melhorar a questão da entrega, não apressar tanto os motoqueiros, assim como preservar o meio ambiente, na questão do carbono, o que ajuda no objetivo de nossos parceiros de fazer entrega de forma segura e eficiente”, afirma.

Outro benefício do uso de drones é a geração de postos de trabalho qualificados, como os operadores das aeronaves, desenvolvedores de sistemas e engenheiros dos veículos. “Toda a nossa tecnologia de hardware e software é brasileira, feita por brasileiros. A Speedbird é uma empresa nacional fabricante de aeronaves e também um operador aéreo. Toda a tecnologia usada pela empresa está sendo aplicada no Brasil, gerando contratações e desenvolvimento”, afirma Samuel Salomão, chefe de produto e cofundador da companhia.

A empresa é considerada uma das 10 mais importantes no setor de drone delivery no mundo, mantém parcerias com grandes empresas brasileiras e já está presente em outros países.

Fonte: MCTI